Este Chiller (Produtor de água fria), da marca Axima, não
traz qualquer esquema frigorífico, assim tivemos que desenhar o circuito à mão…Deve
ser notado aqui que o fluído refrigerante é o r717 ou NH3 (Amoníaco) e por isso
a máquina tem algumas particularidades. 1º Toda a tubagem do circuito
frigorífico deve ser feita em aço inox e não em cobre como estamos habituados.
2º Esta máquina não pode usar compressores herméticos ou semi herméticos do
tipo fechado, pois o amoníaco destruiria a bobinagem do motor eléctrico de cobre.
3º Todo o serviço de manutenção e assistência técnica relacionado com o
circuito frigorífico deve ser feito com muito cuidado e com equipamento
apropriado!!!
Passemos a descrição do circuito frigorífico:
No coração do sistema, está um compressor semi hermético do tipo aberto acoplado à um motor eléctrico assíncrono. Após a válvula de serviço de descarga do compressor, encontramos um separador de óleo cuja missão é fazer retornar o óleo ao cárter do compressor. Na saída do separador, o NH3 à alta pressão e alta temperatura, entra num permutador de placas de aço inox onde a circulação de água em contra corrente, lhe retira calor provocando queda de temperatura e mudança de estado do NH3. Agora o fluído a alta pressão mas já no estado líquido, alimenta um acumulador separador de líquido. Um verdadeiro componente dois em um. Neste componente, o fluído segue dois caminhos e se encontra em dois estados: Na parte inferior do mesmo e até ao nível de carga, o flúido está no estado líquido e a alta pressão, na parte superior e acima do nível de carga, o fluído se encontra no estado gasoso e à baixa pressão. Da parte superior sai uma tubagem de grande diamétro que se liga à aspiração do compressor pela respectiva válvula de serviço. Da parte inferior do compressor, zona de líquido, sai uma tubagem de menor diâmetro, que se liga à um permutador de placas através de uma válvula de regulação manual. No permutador de placas, circula água em contra corrente, cujo calor é retirado pelo fluído em evaporação que já no estado gasoso, regressa à parte superior do acumulador separador e depois ao compressor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsZr6x3LDvb7fkLqQxds3YhzPyoNUYvLW2rhFHoWjgTQKlTPk6U180MTRSt4iMsM3GJzHe9GOWnnflRtULYtt2VyQQqyhvFgm15ezeqEI6WIt-VTt_n0rfz9jsIoq68Vdy1CgMOIIl2dUp/s320/DSC01672_2808x2106.jpg)
Passemos a descrição do circuito frigorífico:
No coração do sistema, está um compressor semi hermético do tipo aberto acoplado à um motor eléctrico assíncrono. Após a válvula de serviço de descarga do compressor, encontramos um separador de óleo cuja missão é fazer retornar o óleo ao cárter do compressor. Na saída do separador, o NH3 à alta pressão e alta temperatura, entra num permutador de placas de aço inox onde a circulação de água em contra corrente, lhe retira calor provocando queda de temperatura e mudança de estado do NH3. Agora o fluído a alta pressão mas já no estado líquido, alimenta um acumulador separador de líquido. Um verdadeiro componente dois em um. Neste componente, o fluído segue dois caminhos e se encontra em dois estados: Na parte inferior do mesmo e até ao nível de carga, o flúido está no estado líquido e a alta pressão, na parte superior e acima do nível de carga, o fluído se encontra no estado gasoso e à baixa pressão. Da parte superior sai uma tubagem de grande diamétro que se liga à aspiração do compressor pela respectiva válvula de serviço. Da parte inferior do compressor, zona de líquido, sai uma tubagem de menor diâmetro, que se liga à um permutador de placas através de uma válvula de regulação manual. No permutador de placas, circula água em contra corrente, cujo calor é retirado pelo fluído em evaporação que já no estado gasoso, regressa à parte superior do acumulador separador e depois ao compressor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsZr6x3LDvb7fkLqQxds3YhzPyoNUYvLW2rhFHoWjgTQKlTPk6U180MTRSt4iMsM3GJzHe9GOWnnflRtULYtt2VyQQqyhvFgm15ezeqEI6WIt-VTt_n0rfz9jsIoq68Vdy1CgMOIIl2dUp/s320/DSC01672_2808x2106.jpg)