segunda-feira, 16 de junho de 2008

Subestituição de termostatos ELIWELL e verificação de funcionamento do chiller após reparação de fugas

Foram instalados dois termostatos EWDR 902 com termístores ptc para "vigiar" a temperatura de dois permutadores de água fria de modo a evitar a congelação . Os termostatos foram regulados para +2ºc e como a temperatura da água nesse ponto ronda os +11ºc existe boa margem de segurança . Efectuados os devidos testes , as máquinas ficaram a funcionar normalmente .

A seguir foi feita a verificação de funcionamento de um chiller de dois circuitos independentes . Veja os dados :


Continua ...

Análise ao esquema eléctrico da unidade FLB 7N - 8 - 10

É melhor começar com um esquema relativamente simples para aprendermos um pouco sobre sistemas de controlo de ar condicionado...Esta unidade compacta de ar condicionado é controlada por um termostato electromecânico alimentado à 24 vdc a partir de uma ponte rectificadora de onda completa que recebe alimentação de um transformador, nos bornes (1(+24vdc)) e borne (2(0vdc)).O borne (1) está ligado ao borne (B) da placa de controlo e o borne (2)está ligado ao borne (A) da mesma. Nesse tipo de termostatos , a electrónica praticamente não existe resumindo-se a algumas resistências e leds de sinalização do estado dos componentes da máquina .
BORNES DE SAÍDA DO TERMOSTATO:
(4)-liga ao borne (E) da placa e controla o relé (k3) que liga ou desliga o contactor (K3) do ventilador de insuflação .
(5)-liga ao borne (D) da placa e controla o relé (k2) que liga ou desliga o contactor (K2) do ventilador exterior.
(8)-liga ao borne (C) da placa e controla o relé (k1) que liga ou desliga o contactor (K1) do compressor .
PROTECÇÃO DA PLACA ELECTRÓNICA:
- Um fusível na fase de 230vca no circuito primário (entrada) do transformador.
Nota:Geralmente os circuitos monofásicos têm o fusível na fase pois em caso de queima , o órgão protegido fica completamente isolado da fonte de alimentação.
PROTECÇÃO DO CIRCUITO DE POTÊNCIA:
-Os órgãos de potência da máquina são:COMPRESSOR , VENTILADOR EXTERIOR E VENTILADOR DE INSUFLAÇÃO. Estes são protegidos por relés térmicos a saída dos respectivos contactores .
Nota:Em cada relé térmico existem dois contactos:um contacto ((nc)(normalmente fechado)(95-96))que é usado para protecção e um contacto ((no)(normalmente aberto)(97-98)) que é usado para sinalização.Além destes , a máquina conta ainda com um pressostato de baixa pressão e um pressostato de alta pressão . O circuito de protecção termina com um temporizador anti ciclo curto .
Nota:todos os órgãos de protecção estão ligados em série (a corrente eléctrica entra no primeiro componente , passa para o segundo ...)de modo que se um contacto for aberto o circuito é interrompido .Veja a imagem:











Como pode notar , se uma das lânpadas em série queimar , deixa de circular corrente eléctrica pelo circuito e as duas apagam. O mesmo já não acontece no circuito em paralelo .Se uma das lânpadas queimar , a outra continua ligada .
Modos de funcionamento:
VENTILAÇÃO-(k3)ventilador de insuflação
FRIO-(((k3)ventilador de insuflação)+((K1)compressor)+(K2)ventilador exterior
CALOR-(((k3)ventilador de insuflação)+((K1)compressor)+ (RV)válvula de 4 vias + (K2)ventilador exterior
DESCONGELAÇÃO)-((K1)compressor) e K2 , k3 e RV estão desligados.
Veja as imagens: