sexta-feira, 20 de junho de 2008

Verificação de avaria em split MITSUBISHI 19,20-6-08

Conforme informação dada da reparação anterior , esta máquina tinha uma fuga na válvula de carga (pipo desapertado) e para resolver , como o colega não tinha chave de válvulas , apertou bem a tampa e estancou a fuga .
Encontrei a máquina com a unidade interior congelada !! O gelo partia desde a unidade exterior , atravessa a interior e retornava pela tubagem de aspiração até ao compressor . Após a "dor de cabeça" para descongelar a unidade , visto que uma noite não chegou , procurei fugas nas porcas e não encontrei nada . Confirmei a existência de fuga no pipo após desapertar a tampa . Não havia fuga na tampa .
Eliminada a fuga no pipo , retirei o refrigerante ,fiz vácuo e carreguei novamente o sistema com R410a .
Veja os dados de funcionamento :
Pressão de evaporação-(7.2bar)
Temperatura exterior-(+28.5ºc)
Temperatura de aspiração-(+6.5ºc)
Temperatura de retorno-(+24.5ºc)
Temperatura de insuflação-(+10.0ºc)
Corrente da unidade exterior-(3.1A)

CLIMATIZAÇÃO-Verificação do funcionamento em unidades "roof top" CARRIER 17,18,19-6-08

Como o nome indica , estas máquinas foram projectadas para funcionar em telhados . Cada unidade é composta por dois circuitos frigoríficos independentes controlados por uma placa electrónica "master" e uma "slave" . À placa principal , chegam as ligações do termostato :
-ventilação manual/auto
-compressor 1
-compressor 2
-válvula reversível 1
-válvula reversível 2
Cada circuito está protegido por pressostatos de alta e baixas pressões , termostado de descarga , e termístores (sondas) de descongelação nas serpentinas exteriores .
Os motores de ventilação das serpentinas exteriores , estão protegidos por térmicos internos na bobinagem . O motor de ventilação da serpentina interior está protegido por um relé térmico à saída do respectivo contactor . Cada compressor tem a protecção interna no final dos enrolamentos que se abrem desligando a "estrela" .
Veja a imagem :