segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Falta de caudal de ar

Na situação actual , temos parte do ar de retorno a ser expulso para o exterior e uma parte a fazer recirculação . Algum ar novo está também a entrar na máquina ...

Vamos pensar no seguinte ...

DADOS ( valores usados apenas para exemplo ):

pressão do ventilador de retorno = P1
pressão do ventilador de insuflação =P2
pressão na conduta de insuflação = P3

P3 = P1 + P2

Imaginemos que 25% do ar de retorno é expulso para o exterior : P3 = P1-1/4 + P2 , isto que dizer que subtraímos 1/4 da pressão na conduta de insuflação .

Nota :neste tipo de máquinas , o ventilador de retorno além de servir para o freecooling , deve também auxiliar o retorno no verão e isso deve ser feito com o registo de extracção fechado . Pois qual é a lógica de expulsar ar frio sabendo que uma parte desse ar sai praticamente das primeiras grelhas de insuflação aumentando a quantidade de energia perdida !!!

Depois de fechado esse registo , deve-se aumentar a abertura do ar novo para colocar a loja em sobrepressão . Assim teremos uma massa de ar a "varrer" a loja fazendo de cortina de ar e saindo pelas inúmeras aberturas existentes .

A percentagem total do ar de retorno será misturada com a maior massa de ar novo , baixando a temperatura do mesmo antes de passar pelo evaporador , acredito que as cargas de refrigerante terão de ser reajustadas .

Simulador de motor assíncrono


Como sabem, o flash cs4 é uma das ferramentas que uso nas minhas apresentações e conteúdo deste blog...Sempre desejei ter aqui animações quer em 2d ou em 3d para melhor ilustrar os conteúdos...
A partir de agora, passo a colocar essas animações em www.mediafire.com...
Abaixo indico o link para uma pequena animação interactiva sobre o controlo de um Motor assíncrono...
O simulador tem ao lado do motor uma tabela de estados...
Após download feito, podem abrir o conteúdo com o internet Explorer ou flash player...
No Windows 7, na janela transferências, é só clicar no botão Abrir...
Clique abaixo:
O tamanho é de apenas 54,6 kbs
http://www.mediafire.com/?b7rfw0ikz70vv5l

Legenda do Simulador:
S0- botão de paragem
S1- botão de arranque
F4- relé térmico
K1- contactor