sexta-feira, 26 de março de 2010

Reparação de tractor CATERPILLAR D7R (2ª PARTE)




















Esta segunda parte é um relato da viagem de regresso...
A segunda noite de sono na localidade da Bela Vista foi péssima. Apesar do conforto da casa cedida pelo governo local, os mosquitos declaram guerra aberta e eu optei por passar parte da noite no carro em plena rua...
Eram cerca de 3 horas de madrugada quando voltei a entrar em casa. Os mosquitos decidiram dar uma trégua e dormi até as 6 horas.
Devo mencionar aqui que regressamos da mata até esta localidade com problemas de travões na carrinha. Esta carrinha uma Mitsubishi L200, com caixa automática, bancos em pele e regulação eléctrica e ar condicionado certamente tornou a viagem menos penosa e venceu grandes obstáculos de "todo terreno".
Começamos por ver o depósito de óleo de travões que estava vazio e localizamos uma fuga deste fluído na roda direita da frente.
A experiência de um dos sócios da empresa " UNIVERSO DA MADEIRA", o sr Elídio Silva, que nos seus 83 anos de idade, demonstra um vigor e juventude invejável, indicou que o melhor a ser feito era selar a roda com problemas...
Assim após a desmontagem da roda, tentamos selar o parafuso de corpo oco e após várias tentativas isso foi conseguido com um prego martelado em forma de rebite...
Um pouco de cola tudo ajudou o processo...
Eram cerca das 9 horas e trinta minutos quando iniciámos a viagem de regresso para Luanda...
Lembro aquí que entre a mata e a Bela Vista, um dos camiões TATRA tinha um pneu rebentado...
A viagem corria sem problemas à velocidade de cruzeiro de trinta a sessenta kms/h sob os comandos do sr Elídio Silva que puxando dos "galões" ia dando lições de condução todo terreno e de uso de caixas automáticas...
Eu com é hábito ia fazendo perguntas sobre o funcionamento de diversos componentes e sobre a evolução dos automóveis em Angola, uma vez que o pai do sr Elídio Silva, foi proprietário de um famoso FORD modelo T, único carro na aldeia que ele algumas vezes "roubava" para conduzir...
Não posso esquecer de mencionar aqui, que para FLUÍDO DE TRAVÕES, USAMOS ÁGUA COM SABÃO e parámos umas quatro vezes para repor o nível e aliviar as bexigas, desta vez, só as bexigas...
Um dos temas de conversa, foi a odisseia de um Angolano que construiu um avião e que de cuja façanha até as televisões falaram...
Passei a chamá-lo de "O PAI DA AVIAÇÃO ANGOLANA"...
O avião era um "ser" híbrido construído com peças de outras aeronaves e equipado com um motor de VW 1600 refrigerado a ar...
Como o sr Elídio Silva conhecia o Barão vermelho da aviação Angolana, disse-lhe que a "Coisa" não voaria, pois estavam muitas leis da física em causa...
Porém o iluminado "cientista" acreditava na sua máquina e garantia o domínio completo dos ares...
Relatou-se que numa das demonstrações o "sptifire" made in Angola arrancou sem piloto e trucidou duas viaturas dos visitantes, porém o orgulhoso "comandante" garantiu ter orçamento para cobrir os danos...
Diz-se que a odisseia terminou, quando numa das tentativas de descolagem, o avião ( por medo de voar ou por sofrer de vertigens) decidiu não fazê-lo e foi "marrar" contra uma parede...
O ás dos ares sobreviveu apenas com o orgulho ferido e parece que temporariamente ou não decidiu ter os pés bem assentes na terra...
O sr elídio contou-nos ainda que nos tempos dele de estrada, reparava motores gripados à mão em plena estrada de terra batida...
Com essas e outras histórias, eram cerca das 18 horas quando chegamos à Luanda...
Pelo caminho, passámos pelas TATRAS, que estavam novamente paradas por rebentamento de pneus... O vendedor dos camiões propôs-se a fornecer 8 pneus novos para resolver esse problema...
Para quem como eu estava ausente da Pátria durante tanto tempo, esta foi uma bela recordação dos tempos passados e de que com vontade tudo se pode fazer…

Reparação de tractor CATERPILLAR D7R (1ª PARTE)




















A reparação desta máquina começou com uma viagem de 250 kms que foi uma verdadeira odisseia, pois a estrada ainda está em reconstrução e parte do piso ainda foi do tempo da "outra senhora", isto é dos Portugueses... Por acaso ou não, estão os Portugueses a reconstruir e melhorar essa estrada...
Chamo a isto odisseia porque uma viagem de 250 kms foi realizada em mais de sete horas... A nossa sorte é que viajamos a ouvir anedotas alentejanas e outras aventuras dos Lusitanos na "Província Ultramarina de Angola"...
Assim após uma noite bem dormida, fomos ver o tractor CATERPILLAR D7R...
A máquina estava silenciosa em plena selva africana...
Segundo o engenheiro da empresa proprietária, o motor de arranque deixou de funcionar...
Após o alívio de algumas bexigas e não só, foram montadas as baterias, fez-se uma observação da cablagem e deu-se o arranque da máquina. O motor pegou sem protestar, porém o painel de instrumentos parecia uma árvore de natal com luzes vermelhas a piscar e alarmes sonoros a completar a festa...
A máquina foi parada e desmontei o painel de instrumentos para ver o estado das ligações... O interior do painel estava cheio de pó e uma limpeza geral, eliminou a maioria dos alarmes... Restou apenas um: temperatura do líquido de refrigeração do motor.
Uma observação rápida indicou um fio partido no sensor de temperatura do radiador...
Após resolução do problema do fio, o alarme desapareceu, porém a temperatura continua sem indicação no painel... Resolver isso, será para uma próxima visita, por agora como podem ver nas fotos, a máquina já funciona e realizou um teste de força abrindo uma vala onde foram carregados os camiões TATRA da velha escola comunista ( Porém há que reconhecer que não existe camião ocidental que os vença na selva) e isso eu vi, pois estas "bestas" com tracção nas seis rodas quase sobem paredes com 12 toneladas de árvores as costas...
Não deixou de ser irónico, ver o melhor do mundo ocidental (CATERPILLAR) e o melhor do passado comunista (TATRA) em plena colaboração em Angola, verdadeiro pião no jogo da guerra fria...
O tractor CATERPILLAR D7R, está equipado com a tecnologia mais moderna de controlo electrónico de motores, por fora parece simples e pesado (25.000kgs), porém o seu interior mostra a beleza da tecnologia...