sábado, 27 de agosto de 2016

Intervir antes de pensar...

Este artigo surge numa fase onde é cada vez mais evidente a rapidez com que os técnicos fazem diagnósticos errados e quase sempre o cliente paga a factura da falta de empenho em fazer melhor...
Lembro-me deste diagnóstico efectuado na presença do Sr eng. Ângelo e outros colegas da Empresa Pinto & Cruz em Lisboa, do departamento do Eletromecânica...
Avaria no centro comercial COLOMBO...
Aproveito para mandar um abraço para todos os que continuam a defender a "arte" de se "fazer bem em assistência técnica" e manutenção industrial...
A grande causa desse procedimento (diagnósticos errados) ainda assenta e causas como:
  1. Fraca formação técnico - profissional
  2. Falta de brio profissional
  3. Falta de responsabilidade
Isto quer dizer que enquanto não se colocar a prestação de um serviço excelente como prioridade em detrimento da rapidez de conclusão da tarefa e do lucro, continuaremos a ter diagnósticos mirabolantes, baseados mais em "magia", do que em tecnologia...
Quero dizer com isso, que o técnico, além de ser um bom profissional tem de ser um bom cidadão...
Tem que ser pessoa de bem...
Tem que ter espírito de missão...
Passemos assim ao problema, conforme relatado pelo cliente:
Tratava-se de uma unidade de ar condicionado do tipo Split, cujo compressor e tubagem forem substituídos, porém, continuava a não funcionar...
Desconfiando que o compressor novo poderia estar com defeito, também este foi trocado e nada, assim os técnicos entraram no típico desespero de do "põe gás e tira gás" e nada...
Que fazer diante deste problema? Pergunto:
  • Pensar
Mas pensar em quê, se os técnicos não têm ideia do problema?
Então novamente pergunto:
Quem lhes pode dar uma ideia acerca do problema?
Não acham que o fabricante tem algo a dizer?
  • Consultar informação técnica do fabricante
Esta é a principal causa dos diagnósticos errados, falta de:
  1. Estudo da informação técnica fornecida pelo fabricante
  2. Conhecimento cabal do equipamento
Quando isso acontece, os técnicos causam mais erros e avarias do que aquelas que fizeram parar a máquina...Foi isto que se passou neste caso.
Ao substituírem o compressor e a tubagem, os técnicos por desconhecimento, removeram o tubo restritor (sistema de expansão da máquina) e como uma boa parte dos mesmos não sabe sequer como funciona um circuito frigorífico de compressão mecânica, tudo ficou um caos nas cabecinhas pouco pensadoras...
"A falta de talento, transformou um argumento bonito, numa novela cara ,mais de baixa qualidade, com maus atores e resultados financeiros desastrosos"

Vejam a imagem:

Acredito que a imagem dispensa comentários...