Hoje tive a honra de reparar dois aparelhos da mítica marca FNAC . O espaço ocupado pela FÁBRICA foi reduzido à parque de estacionamento , para quem conheceu o potencial desta MARCA , é sempre doloroso recordar esses tempos . MESMO NOS DIAS ACTUAIS POUCAS MARCAS "BATEM" A FNAC EM TERMOS DE LONGEVIDADE DOS APARELHOS .
Lembro-me de ter chegado a instalar um aparelho FNAC com controlo remoto de infra-vermelhos nos anos 90 . Porém enquanto os japoneses inundavam o mercado com aparelhos bonitos , leves e económicos , a FNAC reagia lentamente qual porta aviões tentando desviar-se do torpedo . O desfecho todos sabemos ...
Veja a comparação de consumos de corrente:
-FNAC DE 8000BTU/H = 7.2 A
-SANYO DE 9000BTU/H = 3.4 A
Nota :valores dos anos 90 com o aparelho FNAC equipado com compressor alternativo(pistão) e aparelho SANYO equipado com compressor de rotativo de palheta .
ENTÃO O QUE FALHOU ?
NÃO ESTIMAVAM ELES O SEU PRODUTO ? SIM!!! NÃO PRODUZIAM ELES UM BOM PRODUTO ? SIM!!!
PORÉM A RESPOSTA DO MERCADO (CLIENTES), FOI NÃO !!!
PARA QUEM NÃO É GESTOR DE EMPRESA COMO EU , HÁ ALGUMA INÉRCIA EM ACEITAR ISSO , PORÉM NÃO TENHAMOS ILUSÕES , AS EMPRESAS VIVEM ENQUANTO AGRADAREM O MERCADO (CLIENTE) E AGRADAR O CLIENTE É APRESENTAR RESULTADOS POSITIVOS (LUCROS !!!).
As máquinas são uma extensão dos nossos braços e uma imagem da nossa mente... Todas as máquinas guardam um segredo... Descubra comigo o segredo das máquinas...
segunda-feira, 23 de junho de 2008
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Verificação de avaria em split MITSUBISHI 19,20-6-08
Conforme informação dada da reparação anterior , esta máquina tinha uma fuga na válvula de carga (pipo desapertado) e para resolver , como o colega não tinha chave de válvulas , apertou bem a tampa e estancou a fuga .
Encontrei a máquina com a unidade interior congelada !! O gelo partia desde a unidade exterior , atravessa a interior e retornava pela tubagem de aspiração até ao compressor . Após a "dor de cabeça" para descongelar a unidade , visto que uma noite não chegou , procurei fugas nas porcas e não encontrei nada . Confirmei a existência de fuga no pipo após desapertar a tampa . Não havia fuga na tampa .
Eliminada a fuga no pipo , retirei o refrigerante ,fiz vácuo e carreguei novamente o sistema com R410a .
Veja os dados de funcionamento :
Pressão de evaporação-(7.2bar)
Temperatura exterior-(+28.5ºc)
Temperatura de aspiração-(+6.5ºc)
Temperatura de retorno-(+24.5ºc)
Temperatura de insuflação-(+10.0ºc)
Corrente da unidade exterior-(3.1A)
Encontrei a máquina com a unidade interior congelada !! O gelo partia desde a unidade exterior , atravessa a interior e retornava pela tubagem de aspiração até ao compressor . Após a "dor de cabeça" para descongelar a unidade , visto que uma noite não chegou , procurei fugas nas porcas e não encontrei nada . Confirmei a existência de fuga no pipo após desapertar a tampa . Não havia fuga na tampa .
Eliminada a fuga no pipo , retirei o refrigerante ,fiz vácuo e carreguei novamente o sistema com R410a .
Veja os dados de funcionamento :
Pressão de evaporação-(7.2bar)
Temperatura exterior-(+28.5ºc)
Temperatura de aspiração-(+6.5ºc)
Temperatura de retorno-(+24.5ºc)
Temperatura de insuflação-(+10.0ºc)
Corrente da unidade exterior-(3.1A)
CLIMATIZAÇÃO-Verificação do funcionamento em unidades "roof top" CARRIER 17,18,19-6-08
Como o nome indica , estas máquinas foram projectadas para funcionar em telhados . Cada unidade é composta por dois circuitos frigoríficos independentes controlados por uma placa electrónica "master" e uma "slave" . À placa principal , chegam as ligações do termostato :
-ventilação manual/auto
-compressor 1
-compressor 2
-válvula reversível 1
-válvula reversível 2
Cada circuito está protegido por pressostatos de alta e baixas pressões , termostado de descarga , e termístores (sondas) de descongelação nas serpentinas exteriores .
Os motores de ventilação das serpentinas exteriores , estão protegidos por térmicos internos na bobinagem . O motor de ventilação da serpentina interior está protegido por um relé térmico à saída do respectivo contactor . Cada compressor tem a protecção interna no final dos enrolamentos que se abrem desligando a "estrela" .
Veja a imagem :
-ventilação manual/auto
-compressor 1
-compressor 2
-válvula reversível 1
-válvula reversível 2
Cada circuito está protegido por pressostatos de alta e baixas pressões , termostado de descarga , e termístores (sondas) de descongelação nas serpentinas exteriores .
Os motores de ventilação das serpentinas exteriores , estão protegidos por térmicos internos na bobinagem . O motor de ventilação da serpentina interior está protegido por um relé térmico à saída do respectivo contactor . Cada compressor tem a protecção interna no final dos enrolamentos que se abrem desligando a "estrela" .
Veja a imagem :
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Subestituição de termostatos ELIWELL e verificação de funcionamento do chiller após reparação de fugas
Foram instalados dois termostatos EWDR 902 com termístores ptc para "vigiar" a temperatura de dois permutadores de água fria de modo a evitar a congelação . Os termostatos foram regulados para +2ºc e como a temperatura da água nesse ponto ronda os +11ºc existe boa margem de segurança . Efectuados os devidos testes , as máquinas ficaram a funcionar normalmente .
A seguir foi feita a verificação de funcionamento de um chiller de dois circuitos independentes . Veja os dados :
Continua ...
A seguir foi feita a verificação de funcionamento de um chiller de dois circuitos independentes . Veja os dados :
Continua ...
Análise ao esquema eléctrico da unidade FLB 7N - 8 - 10
É melhor começar com um esquema relativamente simples para aprendermos um pouco sobre sistemas de controlo de ar condicionado...Esta unidade compacta de ar condicionado é controlada por um termostato electromecânico alimentado à 24 vdc a partir de uma ponte rectificadora de onda completa que recebe alimentação de um transformador, nos bornes (1(+24vdc)) e borne (2(0vdc)).O borne (1) está ligado ao borne (B) da placa de controlo e o borne (2)está ligado ao borne (A) da mesma. Nesse tipo de termostatos , a electrónica praticamente não existe resumindo-se a algumas resistências e leds de sinalização do estado dos componentes da máquina .
BORNES DE SAÍDA DO TERMOSTATO:
(4)-liga ao borne (E) da placa e controla o relé (k3) que liga ou desliga o contactor (K3) do ventilador de insuflação .
(5)-liga ao borne (D) da placa e controla o relé (k2) que liga ou desliga o contactor (K2) do ventilador exterior.
(8)-liga ao borne (C) da placa e controla o relé (k1) que liga ou desliga o contactor (K1) do compressor .
PROTECÇÃO DA PLACA ELECTRÓNICA:
- Um fusível na fase de 230vca no circuito primário (entrada) do transformador.
Nota:Geralmente os circuitos monofásicos têm o fusível na fase pois em caso de queima , o órgão protegido fica completamente isolado da fonte de alimentação.
PROTECÇÃO DO CIRCUITO DE POTÊNCIA:
-Os órgãos de potência da máquina são:COMPRESSOR , VENTILADOR EXTERIOR E VENTILADOR DE INSUFLAÇÃO. Estes são protegidos por relés térmicos a saída dos respectivos contactores .
Nota:Em cada relé térmico existem dois contactos:um contacto ((nc)(normalmente fechado)(95-96))que é usado para protecção e um contacto ((no)(normalmente aberto)(97-98)) que é usado para sinalização.Além destes , a máquina conta ainda com um pressostato de baixa pressão e um pressostato de alta pressão . O circuito de protecção termina com um temporizador anti ciclo curto .
Nota:todos os órgãos de protecção estão ligados em série (a corrente eléctrica entra no primeiro componente , passa para o segundo ...)de modo que se um contacto for aberto o circuito é interrompido .Veja a imagem:

Como pode notar , se uma das lânpadas em série queimar , deixa de circular corrente eléctrica pelo circuito e as duas apagam. O mesmo já não acontece no circuito em paralelo .Se uma das lânpadas queimar , a outra continua ligada .
Modos de funcionamento:
VENTILAÇÃO-(k3)ventilador de insuflação
FRIO-(((k3)ventilador de insuflação)+((K1)compressor)+(K2)ventilador exterior
CALOR-(((k3)ventilador de insuflação)+((K1)compressor)+ (RV)válvula de 4 vias + (K2)ventilador exterior
DESCONGELAÇÃO)-((K1)compressor) e K2 , k3 e RV estão desligados.
Veja as imagens:

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BORNES DE SAÍDA DO TERMOSTATO:
(4)-liga ao borne (E) da placa e controla o relé (k3) que liga ou desliga o contactor (K3) do ventilador de insuflação .
(5)-liga ao borne (D) da placa e controla o relé (k2) que liga ou desliga o contactor (K2) do ventilador exterior.
(8)-liga ao borne (C) da placa e controla o relé (k1) que liga ou desliga o contactor (K1) do compressor .
PROTECÇÃO DA PLACA ELECTRÓNICA:
- Um fusível na fase de 230vca no circuito primário (entrada) do transformador.
Nota:Geralmente os circuitos monofásicos têm o fusível na fase pois em caso de queima , o órgão protegido fica completamente isolado da fonte de alimentação.
PROTECÇÃO DO CIRCUITO DE POTÊNCIA:
-Os órgãos de potência da máquina são:COMPRESSOR , VENTILADOR EXTERIOR E VENTILADOR DE INSUFLAÇÃO. Estes são protegidos por relés térmicos a saída dos respectivos contactores .
Nota:Em cada relé térmico existem dois contactos:um contacto ((nc)(normalmente fechado)(95-96))que é usado para protecção e um contacto ((no)(normalmente aberto)(97-98)) que é usado para sinalização.Além destes , a máquina conta ainda com um pressostato de baixa pressão e um pressostato de alta pressão . O circuito de protecção termina com um temporizador anti ciclo curto .
Nota:todos os órgãos de protecção estão ligados em série (a corrente eléctrica entra no primeiro componente , passa para o segundo ...)de modo que se um contacto for aberto o circuito é interrompido .Veja a imagem:
Como pode notar , se uma das lânpadas em série queimar , deixa de circular corrente eléctrica pelo circuito e as duas apagam. O mesmo já não acontece no circuito em paralelo .Se uma das lânpadas queimar , a outra continua ligada .
Modos de funcionamento:
VENTILAÇÃO-(k3)ventilador de insuflação
FRIO-(((k3)ventilador de insuflação)+((K1)compressor)+(K2)ventilador exterior
CALOR-(((k3)ventilador de insuflação)+((K1)compressor)+ (RV)válvula de 4 vias + (K2)ventilador exterior
DESCONGELAÇÃO)-((K1)compressor) e K2 , k3 e RV estão desligados.
Veja as imagens:
sábado, 14 de junho de 2008
Reparação provisória de ar condicionado 11-6-08
Esta máquina tem a placa de controlo avariada e a sua fabricação está descontinuada.
Assim as cinco horas de trabalho foram dedicadas a implementar um sistema de controlo provisório até o cliente dar " luz verde " à proposta de reparação.
Provavelmente a placa será substituída por um autômato com entradas analógicas para os termístores de temperatura (sondas) e entradas digitais para os órgãos de protecção (presostatos , térmicos , etc). O autômato receberá as "ordens" do termostato por meio das entradas digitais excedentes e processará isso para efectuar o trabalho normal de controlo de temperatura . Ao termostato caberá a supervisão dos ciclos de ventilação , frio e calor . O autômato , pelas entradas analógicas decidirá o ciclo de descongelação das serpentinas exteriores no ciclo de calor (aquecimento) .
Assim as cinco horas de trabalho foram dedicadas a implementar um sistema de controlo provisório até o cliente dar " luz verde " à proposta de reparação.
Provavelmente a placa será substituída por um autômato com entradas analógicas para os termístores de temperatura (sondas) e entradas digitais para os órgãos de protecção (presostatos , térmicos , etc). O autômato receberá as "ordens" do termostato por meio das entradas digitais excedentes e processará isso para efectuar o trabalho normal de controlo de temperatura . Ao termostato caberá a supervisão dos ciclos de ventilação , frio e calor . O autômato , pelas entradas analógicas decidirá o ciclo de descongelação das serpentinas exteriores no ciclo de calor (aquecimento) .
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Regresso de férias 12-6-08
Saudações aos poucos , todavia bons leitores deste blog . Estou de volta após duas semanas de férias . Aproveitei para descansar um pouco , ver muitos filmes e gastar muitas horas diante do computador . Fiz algumas coisas para o blog que deram algum trabalho extra como as imagens em desenho vectorial das fases de funcionamento do chiller que espero serem úteis . Como sempre , reconheço que não estão perfeitas , todavia acredito cumprirem o propósito . Pratiquei ainda alguma modelagem em 3d no blender , cuja actualização tem pouco tempo . Por fim dei mais um passo nos meus conhecimentos sobre programação . Os leitores sabem que tenho programado em "fbd" e "ladder" para alguns problemas de automação e mesmo para resolver algumas avarias .
Há , já alguns anos que tenho estudado programação " modular e estruturada para entender" e resolver alguns problemas . Foi para mim um verdadeiro vício que custou a largar para aprender outro paradígma que é a "programação por objectos" . Aproveitei estas férias para mergulhar neste assunto e finalmente fui "reprogramado" para entender a "programação por objectos" . Despeço-me deixando um exemplo :

Há , já alguns anos que tenho estudado programação " modular e estruturada para entender" e resolver alguns problemas . Foi para mim um verdadeiro vício que custou a largar para aprender outro paradígma que é a "programação por objectos" . Aproveitei estas férias para mergulhar neste assunto e finalmente fui "reprogramado" para entender a "programação por objectos" . Despeço-me deixando um exemplo :
domingo, 8 de junho de 2008
Preparação para reparação de avaria eléctrica no chiller 12-6-08
Como as duas semanas de férias estão a chegar ao fim , é o momento de começar a pensar nesta avaria ...
SINTOMAS DA AVARIA : A MÁQUINA TRABALHA CERCA DE 15 MINUTOS E DEPOIS PARA , SEM FAZER "PUMP DOWN" (não é problema de pressão de óleo nem de fluído refregerante) .
Vejamos a informação técnica fornecida pelo fabricante :

De acordo com o fabricante , no modo (FRIO) , estão ligados os seguintes componentes:
RELÉS:12R , 19R
SINALIZADORES:2L
VÁLVULAS ELECTROMAGNÉTICAS:3SOLL , 3SOLR , 5SOL , HGLSV , HGRSV .
Vejamos o diagrama de blocos do modo FRIO :

Como podemos ver , ao ligar a corrente de comando , o relé (R1) é alimentado pelos contactos (nc) das sete protecções em série:
HP-pressostato de alta pressão
OP-pressostato diferencial de óleo
LTL-termostato de baixa temperatura do líquido (termostato anti-congelação)
HDT-termostato de temperatura de descarga do compressor
1MP-2MP-3MP-térmicos de protecção


Ao chegar ao cliente liguei a máquina e trabalhou alguns minutos e parou , comecei a procurar um componente aberto no circuito em série que termina em R1 ...
Com a tensão de comando desligada (230vca)verifiquei o termostato de temperatura de descarga do compressor e estava fechado . Verifiquei todos os térmicos dos motores dos ventiladores e pressostatos e finalmente encontrei o termostato de temperatura mínima de líquido (LTL-(termostato anti-congelação)) aberto . Esse componente abre sem razão aparente visto que a temperatura da água andava pelos +8ºc .
Aprovetei o resto do tempo para reapertos das cabeças e outros componentes do compressor e verificação de fugas . O termostato será trocado na segunda feira.
Veja os dados da máquina a funcionar:
temp.aspiração +6.4ºc/+10,2ºc
temp.descarga +71,0ºc/+86,4ºc
temp.líquido +41,4ºc/+44,4ºc
temp.exterior +30,6ºc/+32,5ºc
temp.ent.água +11,0ºc/+11,5ºc
temp.saí.água +8,0ºc/+8,3ºc
pres.óleo 9,5 bar
corrente do compressor no enrolamento nº1:
borne nº 73- 41,3A
74-41,5A
75-38,5A
corrente do compressor no enrolamento nº2:
borne nº 76- 40,4A
77-40,8A
78-39,8A
SINTOMAS DA AVARIA : A MÁQUINA TRABALHA CERCA DE 15 MINUTOS E DEPOIS PARA , SEM FAZER "PUMP DOWN" (não é problema de pressão de óleo nem de fluído refregerante) .
Vejamos a informação técnica fornecida pelo fabricante :
De acordo com o fabricante , no modo (FRIO) , estão ligados os seguintes componentes:
RELÉS:12R , 19R
SINALIZADORES:2L
VÁLVULAS ELECTROMAGNÉTICAS:3SOLL , 3SOLR , 5SOL , HGLSV , HGRSV .
Vejamos o diagrama de blocos do modo FRIO :
Como podemos ver , ao ligar a corrente de comando , o relé (R1) é alimentado pelos contactos (nc) das sete protecções em série:
HP-pressostato de alta pressão
OP-pressostato diferencial de óleo
LTL-termostato de baixa temperatura do líquido (termostato anti-congelação)
HDT-termostato de temperatura de descarga do compressor
1MP-2MP-3MP-térmicos de protecção
Ao chegar ao cliente liguei a máquina e trabalhou alguns minutos e parou , comecei a procurar um componente aberto no circuito em série que termina em R1 ...
Com a tensão de comando desligada (230vca)verifiquei o termostato de temperatura de descarga do compressor e estava fechado . Verifiquei todos os térmicos dos motores dos ventiladores e pressostatos e finalmente encontrei o termostato de temperatura mínima de líquido (LTL-(termostato anti-congelação)) aberto . Esse componente abre sem razão aparente visto que a temperatura da água andava pelos +8ºc .
Aprovetei o resto do tempo para reapertos das cabeças e outros componentes do compressor e verificação de fugas . O termostato será trocado na segunda feira.
Veja os dados da máquina a funcionar:
temp.aspiração +6.4ºc/+10,2ºc
temp.descarga +71,0ºc/+86,4ºc
temp.líquido +41,4ºc/+44,4ºc
temp.exterior +30,6ºc/+32,5ºc
temp.ent.água +11,0ºc/+11,5ºc
temp.saí.água +8,0ºc/+8,3ºc
pres.óleo 9,5 bar
corrente do compressor no enrolamento nº1:
borne nº 73- 41,3A
74-41,5A
75-38,5A
corrente do compressor no enrolamento nº2:
borne nº 76- 40,4A
77-40,8A
78-39,8A
terça-feira, 27 de maio de 2008
Conclusão da reparação do compressor do chiller 26-5-08
Acabamos de fazer a junta e após montagem da bomba de óleo , foi feito vâcuo ao compressor.Iniciamos a carga de refrigerante ao compressor e ligamos a máquina em frio.Tudo corria sobre "rodas" quando ouvimos um ruído anormal.Houve ruptura de um tubo de cobre de 1/4" e a máquina estava a perder fluído refregerante.Paramos o equipamento e começamos o processo de recolha de refregerante para a zona de alta pressão para repararmos a fuga.Feito um novo abocardamento no tubo de 1/4" começamos novamente o processo de vâcuo ao compressor.Ligou-se a máquina em frio e ficou a funcionar cerca de 5 horas enquanto verificavamos fugas e acertamos a quantidade de óleo no cârter do compressor.Durante a tarde apareceu uma fuga numa valvula de carga e foi resolvida.Quando tudo parecia estar bem surge uma avaria:não se tratava de problemas de pressão do refrigerante nem de óleo.Provavelmente é um problema eléctrico que será resolvido após duas semanas de férias.
Veja as imagens:




Veja as imagens:
domingo, 25 de maio de 2008
Continuação da reparação do compressor do chiller 19,20,21,22,23,24-5-08
Problemas durante a reparação:
-mau tempo (chuva e vento forte)"até a barraca abana !!!"
-aperto difícil das bielas (trabalhar deitado e cima de peças de ferro)
-rotor do motor muito pesado (apenas uma pessoa o pode montar por falta de espaço,sem danificar a bobinagem)
-compressor muito pesado para acertar com os furos de fixação
-necessidade de procurar e comprar cartão para fazer juntas novas porque o fabricante do equipamento alterou a espessura das juntas (problemas:cambota presa e diversas fugas de azoto durante os testes de estanquecidade).
Estado da reparação:
-excepto o compressor , já temos o circuito com carga parcial de fluído refregerante.
-estamos a fazer nova junta para a bomba de óleo.
-após isso será feito vâcuo ao compressor e continuaremos o processo de carga.
Veja as imagens:








-mau tempo (chuva e vento forte)"até a barraca abana !!!"
-aperto difícil das bielas (trabalhar deitado e cima de peças de ferro)
-rotor do motor muito pesado (apenas uma pessoa o pode montar por falta de espaço,sem danificar a bobinagem)
-compressor muito pesado para acertar com os furos de fixação
-necessidade de procurar e comprar cartão para fazer juntas novas porque o fabricante do equipamento alterou a espessura das juntas (problemas:cambota presa e diversas fugas de azoto durante os testes de estanquecidade).
Estado da reparação:
-excepto o compressor , já temos o circuito com carga parcial de fluído refregerante.
-estamos a fazer nova junta para a bomba de óleo.
-após isso será feito vâcuo ao compressor e continuaremos o processo de carga.
Veja as imagens:
domingo, 18 de maio de 2008
Continuação da reparação do compressor do chiller 12,13,14,15,16-5-08
Com a entrega do motor eléctrico reparado (bobinado) , começamos o trabalho de junção das duas peças (motor eléctrico+compressor frigorífico).A proveitamos a grua para deixar as peças quase no sítio .
A junção das peças é vedada com ajuda de uma junta de cartão , assim recorremos a dois macacos de automóvel para elevar as peças e apertar .Feito isso continuamos todo o trabalho de preparação das peças para a montagem.
Para dois "apaixonados" pela mecânica , isto é o "nirvana" e esta tenda é um verdadeiro "templo oriental" onde apesar do mau tempo temos feito o nosso trabalho .
Veja a lista de peças a montar:
-1 cambota
-6 cilindros (camisas)
-6 conjuntos biela-pistão
-6 pratos de válvulas
-6 tampas de cabeça do compressor
-1 tampa de serviço
-1 tampa de apoio da cambota
-1 bomba de óleo
-1 rotor
-1 tampa de aspiração do compressor
-1 colector de descarga
-várias tomadas de pressão de refregerante e óleo
Estamos na fase de aperto das bielas com a chave dinamométrica
Veja as imagens ...









A junção das peças é vedada com ajuda de uma junta de cartão , assim recorremos a dois macacos de automóvel para elevar as peças e apertar .Feito isso continuamos todo o trabalho de preparação das peças para a montagem.
Para dois "apaixonados" pela mecânica , isto é o "nirvana" e esta tenda é um verdadeiro "templo oriental" onde apesar do mau tempo temos feito o nosso trabalho .
Veja a lista de peças a montar:
-1 cambota
-6 cilindros (camisas)
-6 conjuntos biela-pistão
-6 pratos de válvulas
-6 tampas de cabeça do compressor
-1 tampa de serviço
-1 tampa de apoio da cambota
-1 bomba de óleo
-1 rotor
-1 tampa de aspiração do compressor
-1 colector de descarga
-várias tomadas de pressão de refregerante e óleo
Estamos na fase de aperto das bielas com a chave dinamométrica
Veja as imagens ...










sábado, 10 de maio de 2008
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Aniversários dos "técnicos de manutenção"
Wolfgang(Amadeu Rocha)nome que lhe assenta que nem uma luva , basta ver o arrojo dos seus penteados...
Ernest Hemingway(Carlos Chora) , o miúdo com pinta de escritor famoso...
São dois colegas que comemoram seus aniversários natalícios neste mês de Maio.Como tal não poderia deixar passar estas datas sem erguer o meu "cinzel" e nesta "pedra", escrever que lhes desejo muita saúde e felicidades .
"Ninguém lhe pode dar liberdade.Ninguém lhe pode dar igualdade ou justiça ou qualquer coisa.Se for um homem , irá conquista-la."
Malcom X
" A vida é demasiado curta para ser pequena" -Sejam grandes...
Benjamim Disraeli
Felicidades...
Alberto Monteiro
Ernest Hemingway(Carlos Chora) , o miúdo com pinta de escritor famoso...
São dois colegas que comemoram seus aniversários natalícios neste mês de Maio.Como tal não poderia deixar passar estas datas sem erguer o meu "cinzel" e nesta "pedra", escrever que lhes desejo muita saúde e felicidades .
"Ninguém lhe pode dar liberdade.Ninguém lhe pode dar igualdade ou justiça ou qualquer coisa.Se for um homem , irá conquista-la."
Malcom X
" A vida é demasiado curta para ser pequena" -Sejam grandes...
Benjamim Disraeli
Felicidades...
Alberto Monteiro
domingo, 4 de maio de 2008
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Verificação de avaria em 2 chiller's de 6 compressores 17,22,23,24,25-4-08
Potência frigorífica de cada máquina:875.3kw/h
Problemas verificados:
Chiller nº1
-compressor nº1 avariado(informação do cliente)
INTERVENÇÃO:
A tentativa de arranque dos circuitos 2 e 3 apresentou os seguintes sintomas:
*FALHA DE CAUDAL DE ÁGUA*
*Erros de leitura de termístores de temperatura*
*Erros de leitura dos transductores de pressão*
Após anulação da avaria indicada pelo fluxostato de água,a máquina arrancou,porém,a rápida queda de pressão de evaporação,baixa pressão de condensação e acentuado arrefecimento dos compressores,indicou-nos que o problema não era apenas do fluxostato,mas tanbém do caudal de circulação da água nos evaporadores!
INTERVENÇÃO necessária:
-É necessário medir o caudal de circulação de água.
-É necessário verificar o estado de limpeza dos filtros de água da instalação.
-É necessário subestituir o fluxostato.
Nota:Paramos de intervir neste chiller e passamos para a máquina nº2:
Chiller nº2
-Circuito nº2 sem refregerante.
-Os circuitos frigoríficos 1 e 2 respectivamente , apresentavam avarias de congelação e disparos por baixa pressão de evaporação.(ESTES ERROS SÃO COMUNS AS DUAS MÁQUINAS)!
-Como o circuito nº3 é o mais simples,porque não faz recuperação de calor,passamos a intervir no mesmo para garantir o funcionamento de um compressor.Com a devida intervenção na válvula de expansão ferrugenta e calcinada por falta de manutenção e a alteração do controlo da válvula selenoide da mesma,arrancamos com o compressor nº3.Após longas horas de testes e reparação de falhas que surgiam,conseguimos estabelizar o "paciente"...
Problemas resolvidos na fase de testes:
-avaria por baixa pressão
-avaria por presão de óleo
-avaria por alta pressão
-avaria de contactores de ventiladores
veja os dados de funcionamento:
P.Condensação:1940 kpa
P.Evaporação:503 kpa
Temp.de Aspiração:+12.5º
Temp.de Entrada da água:+14.1ºc
Temp.de Saída da água:+12.6ºc (chegou aos +8.0ºc)
Sobreaquecimento:6.9ºc
Sobarrefecimento:17.6ºc
Temp. do líquido:+28.3ºc
-Passamos assim para a tentativa de colocação em funcionamento do compressor do circuito nº1 do chiller nº2:o painel de controlo da máquina indica falha de leitura de pressão de evaporação!Trocamos o transductor de baixa pressão por duas vezes usando os componentes do chiller nº1,mas a falha continua.Como mais testes nesta máquina,implicava algumas paragens que faziam subir a temperatura,decidimos não arriscar.
Para esse problema existem trés possibilidades:
-avaria dos transductores
-avaria do cabo
-avaria da entrada analógica do transductor na placa electrónica
Optamos assim por tentar o controlo do compressor nº1 usando o sistema do compressor nº3,fazendo uso de alguns componentes extras para garantir a segurança em caso de falhas de pressão de refregerante e de óleo.Após tudo montado,começamos os testes e não conseguimos evitar os disparos por baixa pressão do compressor nº1.Foram quatro dias de intenso trabalho entre as 8:00 e 20:30,para tentar deixar pelo menos dois compressores a funcionar até ser autorizada uma reparação mais profunda dos equipamentos.
Como existem seis compressores (1 avariado e um sem refregerante),o que reduz o número de "jogadores",podemos concluir que perdemos por 3:1.
Veja as imagens:





Problemas verificados:
Chiller nº1
-compressor nº1 avariado(informação do cliente)
INTERVENÇÃO:
A tentativa de arranque dos circuitos 2 e 3 apresentou os seguintes sintomas:
*FALHA DE CAUDAL DE ÁGUA*
*Erros de leitura de termístores de temperatura*
*Erros de leitura dos transductores de pressão*
Após anulação da avaria indicada pelo fluxostato de água,a máquina arrancou,porém,a rápida queda de pressão de evaporação,baixa pressão de condensação e acentuado arrefecimento dos compressores,indicou-nos que o problema não era apenas do fluxostato,mas tanbém do caudal de circulação da água nos evaporadores!
INTERVENÇÃO necessária:
-É necessário medir o caudal de circulação de água.
-É necessário verificar o estado de limpeza dos filtros de água da instalação.
-É necessário subestituir o fluxostato.
Nota:Paramos de intervir neste chiller e passamos para a máquina nº2:
Chiller nº2
-Circuito nº2 sem refregerante.
-Os circuitos frigoríficos 1 e 2 respectivamente , apresentavam avarias de congelação e disparos por baixa pressão de evaporação.(ESTES ERROS SÃO COMUNS AS DUAS MÁQUINAS)!
-Como o circuito nº3 é o mais simples,porque não faz recuperação de calor,passamos a intervir no mesmo para garantir o funcionamento de um compressor.Com a devida intervenção na válvula de expansão ferrugenta e calcinada por falta de manutenção e a alteração do controlo da válvula selenoide da mesma,arrancamos com o compressor nº3.Após longas horas de testes e reparação de falhas que surgiam,conseguimos estabelizar o "paciente"...
Problemas resolvidos na fase de testes:
-avaria por baixa pressão
-avaria por presão de óleo
-avaria por alta pressão
-avaria de contactores de ventiladores
veja os dados de funcionamento:
P.Condensação:1940 kpa
P.Evaporação:503 kpa
Temp.de Aspiração:+12.5º
Temp.de Entrada da água:+14.1ºc
Temp.de Saída da água:+12.6ºc (chegou aos +8.0ºc)
Sobreaquecimento:6.9ºc
Sobarrefecimento:17.6ºc
Temp. do líquido:+28.3ºc
-Passamos assim para a tentativa de colocação em funcionamento do compressor do circuito nº1 do chiller nº2:o painel de controlo da máquina indica falha de leitura de pressão de evaporação!Trocamos o transductor de baixa pressão por duas vezes usando os componentes do chiller nº1,mas a falha continua.Como mais testes nesta máquina,implicava algumas paragens que faziam subir a temperatura,decidimos não arriscar.
Para esse problema existem trés possibilidades:
-avaria dos transductores
-avaria do cabo
-avaria da entrada analógica do transductor na placa electrónica
Optamos assim por tentar o controlo do compressor nº1 usando o sistema do compressor nº3,fazendo uso de alguns componentes extras para garantir a segurança em caso de falhas de pressão de refregerante e de óleo.Após tudo montado,começamos os testes e não conseguimos evitar os disparos por baixa pressão do compressor nº1.Foram quatro dias de intenso trabalho entre as 8:00 e 20:30,para tentar deixar pelo menos dois compressores a funcionar até ser autorizada uma reparação mais profunda dos equipamentos.
Como existem seis compressores (1 avariado e um sem refregerante),o que reduz o número de "jogadores",podemos concluir que perdemos por 3:1.
Veja as imagens:



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