domingo, 15 de fevereiro de 2009

Geotérmica serviços:Reparação de caldeira RIELLO

Esta caldeira com cerca de 5 anos começou a tornar-se um verdadeiro pesadelo para o proprietário.Por motivos desconhecidos o motor do ventilador cujo eixo é solidário à bomba de gasóleo ficava preso . Antes de termos o serviço de assistência técnica , numa intervenção foi trocado o motor eléctrico , mas a avaria retornou . Chamou-se o técnico da marca e este apontou para o capacitor do motor .
Quando iniciei a minha actividade , fui ver este problema e após cerca de 15 minutos verifiquei que a bomba de gasóleo é que ficava presa . Por causa da idade da bomba desconfiei de desgaste de material e o cliente foi aconselhado a vigiar o problema .
Após vários bloqueios o cliente confirmou que era desgaste da bomba e a mesma foi trocada . A bomba nova trabalhou apenas 4 dias e bloqueou .
Eram cerca das 22.00 horas quando recebi a má notícia...
No dia seguinte estava no cliente a ver o problema :
o cliente desbloqueara a bomba e esta estava a funcionar , de anormal notei apenas que a caldeira estava a +40ºc de temperatura . Porém decidi fazer várias paragens e arranques e colher alguma informação do cliente . Enquanto falava com o mesmo a caldeira avariou.
Estava assim criado o cenário do "crime" e comecei a investigar as causas e pistas deixadas por tão astuta avaria .
Tirei a tampa da bomba bloqueada e deparei com o cenário que podem ver nas fotos:-o gasóleo fornecido à bomba tem partículas tão finas que passam pelos dois filtros e bloqueiam a bomba.
Para o cliente não ficar com a caldeira parada , fiz a transfega de cerca de 30 lts de gasóleo e usei além dos 2 filtros da caldeira , um terceiro feito de pano .
O cliente foi aconselhado a falar com o fornecedor de gasóleo .
Veja as 2 imagens: